BANCOS PARA JARDIM...
A exemplo de que se faz em todas as localidades adiantadas, alguns cavalheiros progressistas da nossa terra, tomaram a iniciativa de subscreverem-se quotizando-se para aquisição de bancos necessários para o jardim da praça Coronel Jordão, em via de ser concluída. Assim pois, a Câmara de Vereadores, despendendo pequena parcela, terá conseguido em breve a instalação de mais este melhoramento, n’aquele logradouro público. Já subscreveram doando um banco: Coronel Adolpho Pimentel, Major Leôncio Pimentel, Cel. Frutuoso Pimentel Junior , Antônio de Queiroz, Fêres Chueri, Simão Chueri, Joaquim Dias Tatit, Francisco Nogueira, Glicério de Almeida Pimentel, Felipe Chueri, João Rossi, Mauricio Pedroso, Maestro José Melillo, Padre Caetano Jovino, Professor Tomé Teixeira , Hercules Peppo Trabalhi, Irmãos Chueri Ltda., a redação do Jornal “O Itararé”. A Câmara Municipal, com 7 bancos. Itararé, 5 de janeiro 1913.
ÁGUA
Paga-se, sem multa, na tesouraria da Câmara Municipal, até o dia 31 de dezembro 1913, a taxa de agua, e os que, até aquela data, não satisfazerem os respectivos pagamentos, terão as suas habitações desprovidas do precioso liquido, porque serão cortadas as ligações.
FISCAL - HERCULES PEPPO TRABALHI.
DENÚNCIA...
"O PARAISO DAS SEPENTES"...
Bela terra é o município de Itararé; Bom clima, sem rival no Estado, boas águas, bom povo, topografia incomparável, tudo encontra o que aqui visitam, principalmente suas belezas naturais. E tudo fala a imaginação. Decididamente o Itararé, é um pedaço do paraíso.. Do paraíso? Sim, mas toda a medalha tem o seu reverso; Aquelas várzeas, que ali aos nossos olhares, abrigam multidões de ratos e coelhos, tem em seu seio as mais terríveis variedades de ofídios, que se possa imaginar...Jararacas, caninanas, cascavéis, urutus, cotiaras... Quer saber o porque desta infestação de toda essa série infinita de cobras venenosas e que falam-nos os hepertologista: "As cobras se aninham,
nas várzeas que margeiam o rio do Prata, porque são atraídas pelos coelhos e ratos, seus petiscos prediletos, bem sabem á digestão ofídica". Dali do "quartel general"; Irradiam, emaranhando pelo matagal espeço das várzeas. Será que é consequência da alta do preço da foice?; Ou é inercia do executivo? Pode-se sem exagero afirmar, que em cada quintal residencial de Itararé, abriga-se uma cobra venenosa, ameaçando constantemente os pacienciosos e pacíficos moradores de nossa cidade. FATOS: Um dias deste o Cel. Nenê Sobrinho, ao mandar capinar o quintal de sua casa, encontrou duas enormes cotiaras , que foram mortas a tiros; No quintal do Professor Tomé Teixeira, foi morta uma jararaca do rabo branco; Bem a frente da casa do sr. Alberto Fiuza, foi morta há dias uma coral-verdadeira, quando saiba, em baixo do assoalho; Na casa do sr. José Theodoro de Faria, jiboia com mais de um metro de comprimento, foi morta a golpes de facão; Na casa do sr. Juqueta, foi morta uma urutu a tiros, debaixo de uma cama; na casa onde estavam instaladas as oficinas do "O Itararé", foram mortas a paulada duas cobras cascavel. E assim por diante... O PERIGO? As várzeas paludosas cheias de ratos e coelhos. O REMÉDIO: Esse só pode dar a prefeitura, que anunciou (fita?), o saneamento da várzea da Estação e a plantação de eucaliptos a margem do rio da Plata, que em breve será canalizado. TEM A PALAVRA O PREFEITO!! Itararé, 09 de março de 1913 - JUCA TIGRE.
Frase de itarareense: "Cargo de livre nomeação foi uma forma que inventaram de impor à Administração Pública a presença de pessoas que não tiveram capacidade para passar em concurso público, nem a competência para ganhar uma eleição, para vereador. Não terei, assessores de palanque e sim os que forem qualificados para os cargos específicos". Prefeito - Dr. Clayton Sguário - Por ocasião de sua posse em 02 de fevereiro 1969.
Em tempo: Aguardem a resposta do Prefeito Municipal, ao colunista do Jornal "O Itararé", "Juca Tigre".
Nenhum comentário:
Postar um comentário