Pesquisar este blog

CULINÁRIA

Arroz Carreteiro:
 Ingredientes:
200 gramas de charque - 4 c./sopa de banha -1 cebola grande picada - 5 dentes de alho picados-4 tomates picados - 1 x. de chá de manjerona picada- 400 gramas de arroz - sal e pimenta a gosto- água a vontade.   Modo de Fazer: Escute, o preparo em versos,clicando no nome da receita:
                                                        Arroz Carreteiro (3:33)

                        MACARRONADA -A MODA  A DA VÓ ROSA





Meus avós,   Antônio  de  Fázio e Rosa Perrone de Fázio, em  1916, fixaram residência, em  Guarapuava-P-.     Em   09 de setembro de 1.919, nasce  Zuani  de  Fazio  meu  pai  Na comemoração de seu primeiro aniversário,  foi servido  almoço, para convidados  e parentes ,  um  prato italiano, tradicional da família Perrone.        Em 1951, meu   pai, inaugura em  Itararé  S.P., a Churrascaria “ Bambu”.    Era uns  dos  acompanhamento  do alcatra, lombo, carneiro e galeto  servia –se a macarronada da família Perrone ,feita pela minha tia Maricota, irmã de meu pai .    Os fregueses  elogiavam   o cardápio,  principalmente  a massa  que  era servida., e  aos  longos dos anos, aos domingos , não faltava nas mesas dos decendentes da família.       No dia 14 de janeiro de 2013, no programa  Mais Você, minha filha Tatiana, ficou pasma e surpresa ,  ao assistir Ana M aria Braga, passar  aos telespectadores a receita da macarronada  dos Perrones, mais só que com outro nome “BOLO DE CARNE ÚMIDO”.       VALEU: realmente é uma delicia.... A RECEITA  que minha saudosa tia Maricota elaborava: 

MOLHO-  ½ k.  de tomate – 1  lata de massa de tomate  - a mesma medida  de água -  1  cebola cortada – 4 c/sopa de manjericão  verde – 4 c/sopa de salsinha – 2 c/sopa   de manjerona -  2 c/sopa de alecrim – 1 c/sopa de açúcar cristal – sal grosso  e pimenta do reino moída a gosto.            Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar.

CARNE-  1 k. de patinho moído uma só vez no disco grosso -  200 g. de linguiça   de porco  defumada  -  1 cebola – 6 dentes de alho -  2 ovos inteiros – 150 g. de farinha de aveia – 100 ml.  de azeite de oliva – 1 k. de tomates  cortados em oito partes, sem as peles  -   sal gosso triturado e pimenta do reino  a gosto -  cebolinha verde agosto      Em uma vasilha disponha a carne, a linguiça esmigalhada e  sem  a pele, os  ovos, a cebola ralada e os dentes de alho bem picadinhos, a farinha de aveia,   o sal  e a pimenta.      Depois da carne bem misturada fazer  uma bola , fritar  com o azeite em uma panela , ir virando-a com cuidado .para que não se parta.    Acrescente o molho reservado e os tomates picados na panela e cozinhe por 1 hora  com a panela tampada.  Depois de pronto adicione a cebolinhas bem picadinhas. 
MACARÃO –    MASSA : 1 k. de farinha de trigo -8 ovos -  1 x. (chá) de ãgua-  4c.(chá) de sal.    Em uma tigela  junte a farinha e o sal.       Faça um buraco na farinha, e adicione os ovos ligeiramente batidos e misture.   A massa tem que ser dura.   Se necessário mais água e mexa.   Em uma superfície levemente  esfarinhada  sove a massa por 5 minutos.     Com a mão ou rolo,  abra ,a massa na espessura desejada.   Corte com uma faca tiras de acordo com a largura desejada.       COZIMENTO –  10 litros de água -  4 c.(sopa)  de sal grosso, 50 ml.59ml. de azeite  e 150 g. de queijo parmesão .   Ferva  a  água , cozinhe  a  massa al dente e escorra.    Regue  com o azeite e adicione o molho do cozimento da carne o quanto baste e o queijo parmesão ralado grosseiramente.    Leve uma vasilha refratária ao forno pré-aquecido  , para derreter o queijo.    Corte a carne em fatias e sirva com a macarronada.     Em tempo; não faltou também,  um bom vinho tinto e pão italiano.

 
               COUVE     TROPEIRA
Tire de um maço de couve, os talos das folhas e lave bem, pondo uma sobre as outras, enrole-as e  com uma faca afiada, corte bem fininho, torne a lavar e escorra. Numa panela junte uma c./sopa de banha  Doure    uma cebola,  picadinha, três dentes de alhos espremidos, junte a couve, mexa com uma colher até cozinhar.   A couve deve ser feita quase na hora de servir.

PAÇOCA DE CHARQUE

O ciclo do Tropeirismo mudou não só o foco econômico do estado, mas a cultura, hábitos e costumes do sul do país. A paçoca de charque é herança dos tropeiros que o homem do campo ainda conserva nos dias atuais.
Ingredientes:
-1kg de charque
-1 xícara de cheiro verde e 3 dentes de alho
-pimenta vermelha e farinha de milho (amarela) o quanto baste.
Modo de preparo:
Desalgue a carne de véspera. Corte em cubos médios e frite-a em banha até dourar. Adicione os temperos e deixe refogar por 5 minutos. Escorra bem a carne e leve-a ao pilão para pilar. Vá adicionando a farinha aos poucos até o ponto desejado.
Dica: o ponto ideal é quando a paçoca ainda está úmida e a carne bem desfiada.

Café Tropeiro
É preparado sem coador e leva um ingrediente inusitado. É muito fácil de preparar, desde que você tenha os instrumentos adequados. É uma bebida rústica mas muito saborosa. Era originalmente preparada por tropeiros  que compravam e vendiam muares, e muitas vezes precisavam im provisar um café de chaleira ou de bule feito em fogo de chão. O sabor da madeira queimada dá um toque especial ao café, tornando-o uma bebida ainda mais saborosa. Leia a seguir como proceder.
1. Coloque a água para ferver no fogão a lenha.
2. Quando a água estiver fervendo, adicione o pó do café de acordo com a quantidade desejada (4 colheres de sopa para um litro e meio de água).
3. Misture bem com uma colher.
4. Retire do fogo e adicione um tição – isso mesmo: um pedaço de lenha incandescente – ao café.
5. Espere alguns minutos, até a brasa se apagar, e espere o pó baixar (durante uns 3 minutos). O pó se deposita no fundo da vasilha; o líquido fica sem vestígios.
6. Sirva o café tropeiro em xícaras rústicas.


FEIJÃO     MATA     FOME       Os pratos típicos e os tradicionais tem  estórias.     O nome foi uma sugestão criativa dos proprietários do restaurante da estação ferroviária de Itapeva, na década dos anos 30, Durval de Fazio Gomes e Leonor Perrone de Fazio.   Os fatos que  deram origem ao nome do  prato:     POUSO TROPEIRO:  Itapeva, surgiu de um pouso tropeiro e, o local era denominado “mata fome”.     O RAMAL DE ITARARÉ, era  chamado de “ramal da fome’’,  na estação de   Iperó o vagão restaurante seguia, à Alta Sorocabana, ficando no Ramal de Itararé, o restaurante   da estação de Itapeva, á várias horas de viagem como opção dos  passageiros matarem a fome.   Para a receita:    1 k. feijão - 2 paios - 1  linguiça  calabresa - 4 ovos - 1 ½  cabeça de alho - 2 cebolas, 1 maço de couve – 2 pães fritos ou  torrados em fatias - sal e pimenta a gosto.   Como fazer: FEIJÃO: Cozinhe o feijão al-dente.   Em outra panela frite os dentes de alhos de 1 cabeça espremidos - 1 cebola em rodelas, os  paios  e a calabresa em rodelas, tempere com sal e pimenta do reino e despeje, dez minutos antes, do termino do cozimento do feijão.   Couve:  Frite bem, os dentes de alho da ½  cabeça triturados, 1 cebola picadinha  e as folhas de couve cortadas finamente, refogue, tempere e  adicione na panela que esta o feijão, deixe ferver mais um pouco.   Ovos:   Bata os ovos, junte à  panela  do feijão, com o caldo fervendo e mexa bem para que os ovos  esfarelem-se .   SERVIR:    Cubra o fundo de uma travessa com as fatias de 1 pão, despeja o feijão cozinhado, por cima o outro pão moídos com as mãos grosseiramente.
                 PASTEL    SALGADO   DE   BATATA   DOCE
É um prato tradicional de Itararé, servido no café colonial da  Churrascaria Bambú, na década dos anos cinquenta, na década de 70 pela Lanchonete Topitó seus clientes passaram á chama-lo de pastel salgado de batata doce,  pelo diferencial dos ingredientes:                                                   MASSA: 500 g. de farinha de milho –150g de polvilho azedo – 150 g. de batata doce – 1c.(sopa) de óleo de milho - 1 cálice de cachaça -700 ml .   de   água - sal à gosto.         RECHEIO: 1 k.de patinho moído – 3 c. sopa de extrato de tomate – 6 dentes de alho espremidos -2 cebolas raladas – salsinha e cebolinha picadinhas – sal e pimenta do reino a gosto.       MODO  DE  FAZER:
 MASSA:  descasque e cozinhe  a batata doce em uma panela com 1itro de água, passe pelo espremedor e deixe esfriar.  Em uma tigela, misture; o polvilho,  a batata doce fria e a farinha. Em uma panela, coloque 700 ml  de água ( do cozimento), a pinga, o óleo e sal, quando começar a ferver despejar na mistura da tigela e bater com uma colher e com a massa morna sove bem  com as mãos molhadas em  água.      Quando estiver fria e  homogenia esta pronta.     Corte a massa  e faça  bolinha do tamanho das de ping-pong, abra com os dedos na palma da mão, coloque uma c.(sopa) do  recheio,  antes de fechar o pastel, acrescente a salsinha e cebolinha.    Fritar em óleo bem quente.  RECHEIO:   Frite o alho, a cebola e a  carne, por último coloque o extrato de tomate -1 x. Chá de água, mecha  até que evapore toda a água.    O recheio tem de ficar bem seco. 
 
PAU A PIQUE
Licor  preparado no festejo em devoção à Santa Cruz, pela família de Boa Ventura Dias, no Pouso Tropeiro de Itararé
Ingredientes; 500 g.de gengibre - 200 g. de erva-doce - 300 g. de rapadura raspada ou açucar de bola - 200 g. de canela em casca -  3 litros de pinga de alambique -5 cravos - nós-moscada a gosto.     Modo de preparo; Juntar todos os ingredientes, e deixar curtindo,pelo mesmo 30 dias, em vasilha de vidro ou louça tampada e coberta com pano, guardar em lugar fresco, seco e escuro.  Após,  levar em fogo baixo, até levantar fervura, deixar esfriar.     Coar e engarrafar, em vasilha, limpa e seca.    Servir gelado.

COSTELA COM MILHO VERDE
INGREDIENTES:
- 2 quilos de costela de boi
- 10 espigas de milho
- 2 cebolas grandes picadas
- 10 dentes de alho picados
- Uma colher (de sopa) de colorau
- 1 pimenta dedo de moça (grande)
- 1/2 xícara (de chá) de óleo
- 1 litro de água
- sal (a gosto)
- salsinha (a gosto)
MODO DE PREPARO:
Corte a costela em pedaços. Frite um pouco a carne no óleo e depois acresce o alho, a cebola, a pimenta, o sal e a salsinha. Frite por mais alguns minutos e acrescente a água. Adicione o colorau e deixe cozinhar por cerca de meia hora na panela de pressão.
Corte as espigas de milho em pedaços e coloque para cozinhar com a carne. Deixe em torno de 15 minutos.
Sirva com arroz branco e salada.


CARRETEIRO DE PINHÃO COM CHARQUE


Ingredientes
- 700g de arroz parboilizado Namorado
- 400g de charque picado
- 200g de pinhão cozido e picado
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 200ml de molho shoyo
- 1 unidade de tempero verde
- 1,5 litros de caldo de legumes
- 60ml de azeite de oliva
- 1 colher de sobremesa de tempero adobo
- sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela com 1 litro de água, coloque o charque já picado e leve ao fogo por aproximadamente 40 minutos. Troque a água por duas vezes e reserve. Em uma caçarola junte 40ml de azeite de oliva, a cebola e refogue por 1 minuto. Após junte o alho, o charque, o pinhão cozido e o adobo refogando tudo por mais 3 minutos em fogo alto. Acrescente o arroz e misture bem. Em seguida coloque o caldo de legumes e o shoyo, acerte o sal e cozinhe por 15 a 20 minutos, em fogo médio até secar o caldo.
Sirva com tempero verde e o restante do azeite de oliva.
Charque acebolado
 
Ingredientes:
500g de charque
2 cebolas graúdas fatiadas
100 g de bacon
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
pimenta-do-reino a gosto

 Modo de Preparo:
Lave a carne e deixe de molho em água fria por 12 horas. Escorra, corte em cubos grandes e cozinhe em uma panela de pressão para que fique macia, cerca de 40 minutos. Deixe esfriar, escorra e desfie grosseiramente. Corte o bacon em cubos e coloque em uma frigideira juntamente com o azeite. Doure os pedaços de bacon e escorra-os, reservando para outra finalidade. Na gordura que ficou na frigideira frite bem as cebolas. Adicione a carne desfiada e frite por mais alguns minutos. Tempere com pimenta-do-reino e regue com o vinagre. Misture e sirva salpicando com salsinha picada.
 Torresmo
  
Ingredientes:1 kg de toucinho sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) álcool

 Modo de Preparo:
Lave 1 kg de toucinho(a parte mais gorda), seque com toalha de papel, corte em cubos e tempere com sal, 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) de álcool. Numa panela, cozinhe o toucinho em água fervente (160ml), mexendo de vez em quando, por 20 minutos, ou até a água secar e o toucinho amarelar. Transfira o toucinho para uma peneira e deixe escorrer. No momento de usá-lo, aqueça o óleo numa panela e frite o toucinho, mexendo de vez em quando, por 35 minutos, ou até ficar pururuca. Retire com uma escumadeira, deixe escorrer sobre uma peneira para eliminar o excesso de gordura
 Feijão mexido

Ingredientes:
sobras de feijão preto
cebola
pimentão
salsinha picada
farinha de mandioca

 Modo de Preparo:
O feijão mexido é um prato feito com as sobras do feijão. Numa panela, doure a cebola e o pimentão. Se quiser, pode acrescentar pimenta verde bem picadinha. Acrescente as sobras de feijão e misture bem, até esquentar. Depois, retire a panela do fogo e misture lentamente a farinha de mandioca, até engrossar o feijão. Tampe a panela e leve ao fogo por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando. Salpique com salsinha.
 Rabada ao vinho tinto  
Ingredientes:
 molho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
2 tomates (sem pele) picados
1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 tablete de caldo de carne
3 colheres (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-vermelha a gosto

1kg de rabada de boi cortada pelas juntas
2 colheres (sopa) de óleo
4 dentes de alho amassados
2 folhas de louro

 Modo de Preparo:
Em uma panela grande coloque a rabada e cubra com água. Deixe ferver por 10 minutos para retirar o excesso de gordura. Escorra a água e reserve. Em uma panela de pressão grande, aqueça o óleo e doure o alho. Acrescente a rabada, o louro e 1 litro de água fervente. Deixe cozinhar por 40 minutos ou até que a carne esteja macia, mas sem soltar do osso. Se for necessário, acrescente mais água. Escorra toda a água e reserve. Molho: em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Junte os tomates, o vinho e o tablete de carne e cozinhe por cerca de 10 minutos. Coloque a rabada no molho e cozinhe por mais 10 minutos. Salpique com a salsinha, coloque em um refratário e sirva em seguida.
Arroz com cordeiro 
Ingredientes
- 400 g de cordeiro (pernil sem osso)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- pimenta
- vinho branco
- canela
- 500 g de arroz
- 50 g de uvas passas
- azeite
- sal à gosto
- hortelã para enfeitar
Modo de Preparo
Pique a carne de cordeiro em pedaços pequenos e tempere com sal  e pimenta. Aqueça o óleo doure a cebola e acrescente a carne de cordeiro. Refogue por uns 15 minutos, com 1/2 copo de vinho branco e complete com água. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 15 minutos. A seguir, doure o alho no azeite e prepare o arroz (normal), com o caldo do cozimento do cordeiro. Corrija o sal. Quando o arroz estiver pronto, misture a canela e uvas passas. Sirva com o cordeiro.

Feijoada gaúcha
  
ngredientes
- 1 Kg de feijão
- ½ kg de carne seca
- ½ kg de lombo
- ½ Kg de costela
- ½ Kg de lingüiça calabresa
- ½ Kg de paio
- 3 rabos
- 3 orelhas
- 3 pés
  
Preparo
- Deixe de molho o feijão de um dia para o outro e cozinhe em panela de pressão por 30 minutos.
- Corte as carnes em pedaços e coloque de molho de um dia para outro.
- No dia seguinte coloque as carnes em uma panela e deixe ferver em água por 30 minutos.
- Misture o feijão com a carne escaldada com aproximadamente quatro litros de água quente. Deixe cozinhar.
TEMPEROS
- ½ xícara (chá) de óleo
- 200g de bacon picado
- 2 cebolas picadas
- 3 tomates sem pele picados
- ½ xícara de salsinha e cebolinha
- 3 folhas de louro
- Sal e pimenta-do-reino
- ½ copo de pinga
- Suco de laranja
- 2 laranjas inteiras
- Refogue todos os ingredientes, exceto a pinga e a laranja.
- Misture o refogado na feijoada, coloque a pinga e a laranja e deixe cozinhar por aproximadamente 3 horas em fogo baixo.
Acompanhe com arroz branco, couve refogada, farofa, molho de feijoada, torresmo, banana à milanesa e bisteca grelhada.
 Arroz de churrasco Para aproveitar as sobras:
- 2 xícaras de chá de arroz
- 500 g de carne de churrasco
- 2 batatas
- 1 cenoura
- 1 cabeça de alho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 tomate
- sal
- urucum moído
  - azeite
Corte os pedaços de carne e frango. Coloque-os na água fervendo e deixe por uns 20 minutos, cozinhando. Pique a cenoura e junte à carne, na água. Numa panela, coloque o azeite e junte a cabeça de alho inteira. Deixe que refogue alguns instantes. Pique a batata também em rodelas e refogue, no azeite. Junte o arroz ao refogado de batatas e continue a refogar, juntando a lingüiça do churrasco picada em fatias. Retire a carne e o frango do caldo e acrescente ao refogado de arroz. Junte o urucum ao caldo, acertando o sal e coloque-o na panela de arroz. Deixe a panela ferver e leve-a ao forno, até que seque e o arroz esteja macio
 Matambre enrolado
 
Ingredientes:







1 e 1/2 kg de matambre
1 maço médio de cheiro verde
3 cebolas médias
4 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça picada
100 g de bacon picado
250 g de lingüiça de porco picada
óleo de soja para fritar
sal a gosto
 Modo de Preparo:
Lave a carne, seque-a, retire as aparas e tempere-a com sal dos dois lados. Reserve. Lave o cheiro-verde, separe somente as folhas e pique finamente. Descasque as cebolas e pique-as em pedaços bem pequenos. Descasque o alho e corte em tiras finas. Numa superfície lisa, abra a carne com a parte gordurosa para baixo. Espalhe o cheiro-verde, as cebolas, o alho, a pimenta, o bacon e a lingüiça. Enrole a carne como um rocambole e amarre com um barbante bem grosso. Prenda bem para o recheio não escapar. Coloque 1 litro de óleo na panela de pressão, disponha o matambre, tampe a panela e leve ao fogo por 2 horas. Na metade do tempo de cozimento, retire a panela do fogo e vire o matambre de lado. Disponha a carne numa travessa, retire o barbante e corte em fatias de 2 a 3 cm de largura.
 Alcatra de panela
  
Ingredientes
- 500 g de alcatra em bifes pequenos e finos
- 1 cenoura em rodelas
- azeitonas pretas picadas
- 100 g de bacon picado
- 1 cebola picada
- 1/2 L de caldo de carne
- 1 copo de vinho
- sal a gosto
- óleo o suficiente
  Modo de Preparo
  Numa panela, aqueça o óleo e refogue o bacon. Adicione a cenoura e a cebola picada. Refogue levemente. Coloque a carne e refogue bem. Junte o vinho e o caldo de carne. Tampe a panela e deixe a carne cozinhar por cerca de 40 minutos, em fogo brando. Em seguida, junte a azeitona e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva.

Sobras de carne  Ingredientes
- carne em molho de tomate, cebola e pimentão
- 1 cebola picada
- 1 pimentão picado
- 2 xícaras (chá) de sobras de carne assada
- 3 tomates
Modo de Preparo
Aqueça um pouco de óleo e frite 1 cebola picada em pedaços grandes, 1 pimentão picado do mesmo modo. Quando a cebola estiver transparente, junte a umas duas xícaras de carne assada, ou peru, lombo, qualquer uma, aqueça bem, junte 3 tomates, tampe a panela e cozinhe até o tomate derreter. Junte sal e pimenta (e nenhum outro tempero mais) e sirva. Se você não gosta de pimentões, tente fazer sem eles, mas não é a mesma coisa.
Salada de Carne Assada
Corte a carne em cubos e junte legumes cozidos de sua preferência (cenoura, vagem,, batatas, milho verde, etc) e tempere com o molho de saladas de sua preferência. 

 











































Nenhum comentário:

Postar um comentário