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sexta-feira, 31 de julho de 2015

UM PATRIMONIO MATERIAL E IMATERIAL QUE PRECISA SER PRESERVADO...



O tropeirismo brasileiro teve início com o desenvolvimento da mineração ocorrida entre o século XVII e XVIII.
A descoberta do ouro e de diamantes no Brasil colônia foi responsável por grande processo migratório para a região das "minas gerais", tanto de paulista e brasileiros de outra províncias, como de portugueses e outros europeus além ainda,  de escravos indígenas e negros africanos.   A grande corrida em busca do eldorado foi acompanhada por um grave problema, que foi a escassez de gêneros alimentícios e de outros produtos.   Isso foi o fator responsável por  sucessivas crises alimentícias resultando em grande mortalidade da população da região mineradora.   Havia também a necessidade dos minérios extraídos, chegarem até os portos de embarque  para Europa.   Dessa forma o movimento histórico do tropeirismo acabou sendo fundamental para o comércio e transporte de mercadorias,  quando não havia estradas, trens e avião, para que isso acontecesse.   Os tropeiros marcaram a história do Brasil.   Com uma saga de heroísmo, coragem, desbravamento e desenvolvimento social, cultural e geográfico.    Foram eles, os tropeiros, os responsáveis pelas demarcação da maioria das estradas e rotas do sul e sudeste do Brasil, com também, muitas no centro-oeste e nordeste, bem como as definições de povoados, vilas e cidades, que a partir de seus "pousos tropeiros", tornaram-se muitas de nossas urbes brasileiras da atualidade.   Na cultura tiveram um papel primordial na introdução de usos e costumes, musicas, danças, gastronomias, indumentária, medicina campeira, assim como o comportamento religioso e social.   Mesmo a unificação da linguagem portuguesa nos moldes do que falamos hoje em nosso pais, foi obra dessa epopeia do tropeirismo, que praticamente criou ainda a atividade do estafeta, trabalho semelhante  de nossos carteiros da atualidade   O tropeirismo acompanhou os ciclos econômicos e sociais do Brasil, entre os quais: o da mineração, do açúcar, do café, da cana, da erva mate,  etc.   Foram os muares, as molas mestras na implantação e colonização do Brasil interior, por mais de duzentos anos; as ferrovias e as estradas rodoviárias surgidas em meados do século XX, vieram tomar o seu lugar, mas até então, quando isso aconteceu, já existia um Brasil exuberante, feitos por  tropeiros, nos lombos de mulas e burros, e a pesar de tudo isso e em menor  escala e em outros moldes o ato de tropear persiste,  temos muita  gente, nos dias atuais,vivendo do tropeirismo.   Esse resumo sobre o Tropeirismo,  principalmente nos  municípios paulista  que estão inseridos no Caminho Histórico de Viamão/Sorocaba, aonde  a principal mercadoria eram mulas e burros tangidos xucros até as feiras de Sorocaba,  em que os tropeiros, heróis anônimos, impulsionaram  nossa Pátria .  É necessário estudar, valorizar, informar e transmitir aos nossos jovens,  esta pagina de gloria de nossa história, que foi  o ciclo do TROPEIRISMO, introduzindo na grade disciplinar de história, nas escolas municipalizadas, através de um Projeto Extracurricular.
SALIENTAMOS,  SE NÂO DERMOS VALOR AS NOSSAS RAIZES, NÂO IREMOS A LUGAR ALGUM...PRECISAMOS QUE  OS PREFEITOS E VEREADORES DO CAMINHO PAULISTA DAS TROPAS, SENSIBILIZEM-SE!!! MUITOS  ESTÃO INSERIDOS NESSE CONTESTO, COMO NOSSOS CONTERRÂNEOS.
 
 
 

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